Minha entrada no climatério foi um susto. Me senti muito sozinha e desorientada.
Os primeiros sintomas vieram durante a pandemia, então ficaram mascarados pela situação que vivíamos. Levou um tempo para eu perceber que tinha algo muito diferente acontecendo e começar a procurar alguma médica que pudesse me ajudar a entender aquelas sensações e mudanças. Enquanto isso, tentava lidar com a ansiedade, uma angústia inexplicável, irritabilidade, falta de energia que me atrapalhava demais e o sobrepeso.
Na minha busca, passei por 9 médicas até encontrar a primeira que me pediu todos os exames, ouviu minhas queixas com respeito e me falou que eu não tinha nenhuma contra indicação para fazer a Reposição Hormonal. Ouvi desde “é assim mesmo… não há nada a fazer”, até “é só comer menos, fazer atividade física e tomar esse remédio para a ansiedade.
Na busca por informação, muito estudo e especialização
Nessa busca por informação e tratamento para conseguir voltar a ter uma vida com qualidade, comecei a pesquisar o assunto, conhecer profissionais especialistas e fui percebendo que não seria qualquer ginecologista ou endocrinologista que poderia ter esse expertise voltado para esse momento tão peculiar da mulher. Desde então, conheci vários médicos com essa especialidade nas redes sociais e a acessar muito material esclarecendo dúvidas. Comecei a consumir e me aprofundar e me especializar no assunto.
Há muitos anos venho desenvolvendo um trabalho voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher, então já tinha uma estrada de referências sobre todas as dores que nos acompanham. Mas nesse momento ficou muito claro que esse seria meu foco de trabalho daqui pra frente: ajudar mulheres que estão vivendo o climatério e a menopausa a terem sua vida de volta e conseguirem se reconhecer novamente ao se olharem no espelho.
Com uma história de trabalho cheia de estudos, palestras e eventos voltados para a mulher, já tinha uma grande experiência em lidar com os temas do universo feminino. Mas a minha entrada nessa fase foi algo definitivo para aprofundar um pouco mais esse foco de estudo. Estava definido que a partir desse momento, um dos meus propósitos seria cuidar da saúde emocional da mulher madura.
Deixe um comentário